Há várias décadas os cientistas debatem sobre o motivo da África estar se dividindo em duas. Uma fenda geológica de aproximadamente 5.000 km de comprimento, que varia entre 30 e 100 km de largura, e algumas centenas a milhares de metros de profundidade, atravessa a parte ocidental dá Africa, no sentido norte-sul, desde o norte da Síria até Moçambique. Este local, em milhões de anos, dará lugar a um novo oceano. Este local se chama Vale do Rift.
Com a intenção de esclarecer sua origem, um grupo de cientistas foi fundo na fenda, literalmente, buscando nos gases que ali emanam, indícios de como ela está sendo criada. Amostras de rochas depositadas durante as erupções dos vulcões que se encontram por toda sua extensão, foram coletadas e analisadas. As olivinas são rochas cristalinas que contêm gases vulcânicos como uma garrafa. Quando esmagadas, liberam os gases e os cientistas podem analisar sua composição e origem.
Os gases liberados nas coletas, mostraram serem os mesmos nos dois planaltos de cada lado da fenda, o que significa, que a mesma é causada por uma Superpluma, uma gigantesca seção do manto terrestre que transporta calor das proximidades do núcleo até a crosta.
Superpluma |
Vários lagos já se formaram ao longo da fenda, como por exemplo, o lago Turkana, na fronteira entre a Etiópia e o Quênia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário