segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Filme: 13 Horas - Os Soldados Secretos de Benghazi



Título Original: 13 Hours: The Secret Soldiers of Benghazi
Lançamento: 15 de janeiro de 2016 / 18 de Fevereiro de 2016 no Brasil
Duração: 2 hora e 24 minutos
Produção: Den Nichols, Erwin Stoff e Michael Bay
Produtoras: 3 Arts Entertainment
Distribuição:  Paramount Pictures
Roteiro: Chuck Hogan baseado no livro 13 Hours by Mitchell Zuckoff
Direção: Michael Bay
Elenco: James Badge Dale, John Krasinski, Max Martini, Pablo Schreiber e Toby Stephens
Nacionalidade: EUA
Gênero: Ação e Guerra
Orçamento: US$ 50 milhões
Bilheteria: US$ 69,4 milhões (dezembro de 2016)
Nota: 6.0
Idade Recomendada: Acima de 16 anos


O diretor Michael Bay

O diretor Michael Bay é conhecido por filmes explosivos, como na franquia Transformers e longas nos quais há valorização do exército dos EUA, como em Pearl Harbor (2001). Por isso, é o nome certo para recontar os apuros reais vividos por combatentes a serviço da CIA na Líbia de 2012, quando rebeldes invadiram instalações para matar um diplomata. O diretor se mantém fiel ao celebrar os homens, mas dessa vez há uma maior preocupação em problematizar as instituições. Entre um embate e outro, evidenciam as falhas operacionais, um discurso necessário para o longa.
Baseado em fatos reais, o longa conta a história de um grupo de seis soldados privados que trabalham num complexo da CIA em Benghazi. Em um aniversário dos atentados de 11 de setembro, eles precisarão defender um posto diplomático que recebe a visita de um embaixador americano, e que, obviamente, será um alvo de terroristas.


Tá tranquilo, tá favorável!

Passa fogo no inimigo!

Amanhecer violento!

Está disposto a morrer pelo seu pais?

Mercenários!

Minha opinião: As vezes passamos batido e não percebemos bons filmes que passam no cinema ou que se disponibiliza em vídeo. Ao procurar um filme para assistir, procuro ver críticas, comentários e o mais importante, procurar conhecer os atores e diretores envolvidos na produção. Digo isso, porque 13 Horas me passou batido. Foi quase por acaso que assisti a este bom filme de ação e guerra, que embora seja mais longo do que o necessário, faz aquilo que esperamos em um filme de Michael Bay: "Diversão". Tem violência? Tem! Tem mortes? Tem! Não é um filme para quem gosta de comédia romântica. É o tipo de filme de quem gosta de ação e um pouco de histórias de guerra, já que o filme se baseia em fatos reais. É um filme um pouco canastrão como todos os filmes de ação deste diretor, que gosta de enaltecer os valores norte-americanos e o patriotismo de seu povo. Um bom filme na minha opinião. Recomendo! Nota 7.0.

Assista ao trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário