sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Séries de TV: THE MENTALIST

Com enorme poder de dedução e observação, Patrick Jane auxilia a polícia no seriado The Mentalist.


Criado Por: Bruno Heller, em 2008
Elenco: Simon Baker, Robin Tunney, Tim Kang, Amanda Righetti e Owain Yeoman
Emissora: CBS
Período de Transmissão: Setembro de 2008 a Fevereiro de 2015
Nº de Temporadas: 7
Nº de Episódios: 151
País: EUA
Gênero: Drama Policial
Status: Finalizada
Exibição no Brasil: Warner Channel e SBT


Bruno Heller - Criador da série

Simon Baker - O Mentalista
Patrick Jane, interpretado por Simon Baker era um golpista que se apresentava em shows, onde utilizava sua alta capacidade de observação para fingir ser um psíquico e médium. Convencido e arrogante, e visando auto-promoção, foi à TV e afirmou ter ajudado a polícia a fazer o perfil de um serial killer chamado Red John. Furioso com a mentira, o assassino se vingou matando a mulher e a filha de Patrick.
Após algum tempo, ele se apresenta como consultor independente para trabalhar na CBI - California Bureau of Investigation, na condição de ajudá-los a resolver crimes enquanto obtém acesso aos arquivos sobre Red John. Ele fica subordinado à agente Teresa Lisbon (Robin Tunney) e utiliza suas habilidades para ajudar a encontrar o assassino de sua família.
Patrick e Teresa 
O Elenco Principal reunido
Simon Baker: Patrick Jane ganhava a vida como um vidente mas, depois do assassinato de sua família se torna consultor na CBI (California Bureau the Investigation). Excêntrico, inteligente e perspicaz, ajuda a resolver os casos que estão sendo investigados. Essas características o fizeram ganhar a amizade de seus colegas, no entanto por ser fechado e infantil, acaba os irritando por vezes. Quando se trata de Red John assume uma personalidade mais vingativa, deixando claro até para seus colegas de equipe seu desejo de desforra.

Robin Tunney: Teresa Lisbon vê Patrick como um membro valioso para a equipe e vai apoiá-lo em algumas de suas teorias mais inusitadas. Sua mãe morreu em um acidente de carro, no qual o outro motorista estava bêbado. Lisbon ficou cuidando de seus três irmãos e de seu pai, que tornou-se alcoólatra após a morte da esposa. Sua equipe foi responsável pelo caso Red John.

Tim KangKimball Cho muitas vezes retratado como mão direita de Jane, parece ser o mais próximo dele, muitas vezes pedindo ajuda para encontrar provas, apesar de ele não ficar irritado com o hábito de Jane de não lhe dizer tudo o que sabe sobre o caso. Cho tem um senso de humor seco e é provavelmente o mais prático e realista do grupo. Ele esteve no reformatório antes de servir nas forças armadas e, em seguida, a adesão à CBI. 

Owain Yeoman: Wayne Rigsby é especialista em incêndios criminosos, ele desenvolve fortes sentimentos por Grace Van Pelt e tende a ser superprotetor com ela. Ele inicialmente não falava sobre eles, como o romance entre os agentes é contra os regulamentos, mas os dois aceitaram seus sentimentos e passaram a ver um ao outro secretamente. Ele é um bom amigo de Jane, no entanto, como os outros, muitas vezes é aborrecido por ele. Ele tem uma boa amizade com Cho. Seu pai pertencia a uma gangue de motociclistas, o que o levou a desenvolver aversão a esse tipo de grupo.

Amanda Righetti: Grace Van Pelt é a mais nova membro da CBI, muitas vezes fazendo a pesquisa para outros membros. Ela tem uma profunda crença na religião e discute com Patrick toda vez que ele rejeita ou faz algo que ela considera como moralmente ou religiosamente inadequado. Van Pelt envolveu-se secretamente com Rigsby, depois de meses de relutância, devido à regulamentação que proíbe relações amorosas entre os agentes. Ela é muito rigorosa, organizada (Jane deduz durante a primeira temporada que isso acontece porque ela está escondendo algum trauma emocional profundo) e um pouco tensa, mas, em geral, é uma adição muito valiosa para a equipe. Van Pelt na quarta temporada declara todo o seu amor por Rigsby e ao mesmo tempo chora por não poder manter seu relacionamento por serem colegas de profissão.
Fora o elenco principal, eventualmente outros personagens aparecem de forma recorrente. São eles:

Alicia Witt: Rosalind Harker é uma cega e solitária mulher que teve uma relação amorosa com Red John. Red John gosta de ouvi-la tocando piano, mas a deixou sem dizer adeus, embora tenha desenhado uma de suas marcas, a cara sorridente, na parede da casa (que ela não conseguiu ver, por causa de sua cegueira). Estando atrás de Red John, Patrick e Lisbon a encontram e conseguem uma descrição do assassino em série.

Aunjanue Ellis: Madeleine Hightower é uma agente especial encarregada do CBI, uma vez que no episódio "The Red Box", Jane e o resto da equipe tornam-se hostis a ela (sobretudo Lisbon). Ela na maior parte do tempo é arrogante e descuidada com outras pessoas, devido ao fato de ter descoberto que Rigsby e Van Pelt estavam tendo um relacionamento.

Gregory Itzin: Virgil Minelli foi o agente especial encarregado do CBI até o episódio da segunda temporada "His Red Right Hand", onde se aposentou da CBI, após os assassinatos de sua equipe no mesmo episódio.

Pruitt Taylor VinceAgente Especial (Supervisor) J.J. LaRoche - É o chefe de Assuntos Internos da CBI. Sua primeira aparição acontece no episódio Vermelho de Alegria, da 3ª temporada, onde é nomeado chefe da Unidade de Padrões Profissionais da CBI. É encarregado de investigar o assassinato de um membro da rede de Red John, o "matador de policiais" Todd Johnson, enquanto estava sob custódia na CBI. No episódio Corrente Sanguinea, LaRoche é encarregado de assumir as funções de Hightower como supervisor da equipe e chefe de Jane. No episódio Pequeno Livro Vermelho, LaRoche encerra suas atividades como supervisor na série.

Red John - O antagonista invisível da série. Ele sempre se certifica de que sua marca registrada, o rosto sorridente desenhado com o sangue da vítima, seja a primeira coisa que se veja diante de uma vítima morta por ele. Os episódios em que Red John está envolvido tornaram-se mais e mais frequentes com a obsessão de Jane para capturá-lo e matá-lo.

Terry Kinney: Sam Bosco foi um Agente Especial Sênior da CBI. Ele era o mentor de  Lisbon, quando ela era uma agente júnior. Ele tinha ódio de Jane por ele não ser um policial.
Curiosidades: 

Em 2009, a série recebeu o prêmio de Melhor Série de Drama Estreante no 35º "People's Choice Awards". No mesmo ano, o protagonista Simon Baker foi indicado ao "Emmy Awards" e ao "Golden Globes".

O episódio piloto, que foi ao ar nos Estados Unidos dia 23 de Setembro de 2008, teve uma audiência de 15,6 milhões de espectadores, sendo que sua re-exibição, três dias depois, alcançou 7,8 milhões.

Todos os títulos de episódio contêm alguma referência à cor vermelha. Isso ocorre devido à nemesis de Patrick Jane, que é encontrar o assassino denominado Red John.

Em todos os episódios podemos ver Jane tomando sua bebida favorita: Chá.

Segundo seu criador, Bruno Heller, a série foi baseada em duas séries britânicas: O Santo e os Vingadores

ATENÇÃO - SPOILERS

Minha Opinião: Quando comecei a assistir à série, fiz um monte de conjecturas sobre quem seria o serial killer Red John. Cheguei até mesmo a pensar que o assassino fosse o próprio Jane, que por algum motivo teria matado sua família, e, devido ao trauma, se auto-hipnotizado (ele é um excelente hipnotizador) para se esquecer do crime. Ridículo! No entanto, se assim fosse, o final da série seria bem melhor. Após a descoberta do assassino, a trama deixa a California e vai para o Texas. Fica até interessante, mas os produtores devem ter chegado à conclusão que estava na hora de parar. Gostava de assistir à série e tenho saudades do canastrão Jane. Nota 8.

Assista ao trailer:




4 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Que legal, eu sempre vejo propagandas sobre a série mas nunca assisti.
    O número de temporada me desanima também, não por achar ser fraca mas por ter muitas séries na minha lista D:
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Uma dica para quem tbém adora assistir a séries:
      Assista a pelo menos dois episódios de cada uma que lhe chamar a atenção. Se gostar, programe-se para assistir o restante.

      Excluir
  2. Oie Fernando =)

    Tenho bastante curiosidade e assistir a essa série, mas são tantas na minha lista que fica difícil achar tempo para mais uma no momento rs... mas assim que eu colocar as que estão atrasadas em dia vou começar a ver ela.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Olha a dica que eu dei para a Jess! Acho que só assim para decidir qual ver primeiro.
      Bjos!

      Excluir