domingo, 3 de janeiro de 2016

Especial de Cinema: QUE HORAS ELA VOLTA?

Regina Casé mostra seu lado dramático em um trama de afeto e poder entre patrão e empregado.

Lançamento: 27 de agosto de 2015
Duração: 1 hora e 51 minutos
Direção: Anna Muylaert
Elenco: Regina Casé, Camila Márdila, Michel Joelsas, Karine Teles, Lourenço Mutarelli, Helena Albergaria, Luiz Miranda e Theo Werneck
Nacionalidade: Brasil
Gênero: Drama
Nota: 8,0


Pense em um filme em que a trama gira em torno de um só lugar. Assim é "Que horas Ela Volta?" de Anna Muylaert, com Regina Casé e grande elenco. Pensando no que seria melhor para sua filha, a pernambucana Val (Regina Casé), muda-se para São Paulo, deixando sua filha aos cuidados de uma amiga, e se torna babá de Fabinho (Michel Joelsas), morando de forma integral na casa de seus patrões. É esta a casa onde se passa 99% do filme. Uma mansão abandonada, que foi parcialmente "maquiada" para ser a locação de um filme que ensina muito.
Após 13 anos, esta casa e seus patrões, passam a ser seu porto seguro, onde ela mora desde que chegou do nordeste e onde a rotina de seus moradores fornecem esta sensação de segurança que a deixa confortável. Seus patrões a tratam como se ela fosse da família e Fabinho a ama como a uma mãe sempre presente.
Então, um telefonema muda todo o mundo de Val. Sua filha, Jéssica (Camila Márdila) vem para São Paulo para prestar o vestibular. Seus patrões a recebem de braços abertos, mas a atitude da menina cria situações complicadas, colocando em risco a rotina e o próprio emprego de Val.
O filme mistura drama e comédia e confronta a disputa de classes, nordeste e sudeste, ricos e pobres, mostrando um Brasil que sabemos que existe, mas que insistimos em esquecer, ou talvez, ignorar: a segregação que existe em nosso país.

O filme passou em 22 países da Europa antes de chegar ao Brasil, ganhou prêmios no festival de Berlim e em Sundance, Regina Casé dividiu o prêmio de melhor atriz com Camila Márdila, sua colega de cena

A diretora Anna Muylaert

Camila Márdila

Helena Albergaria

Karine Teles

Lourenço Mutarelli

Luiz Miranda

Michel Joelsas

 Theo Werneck

Regina Casé

A Revolta do Proletariado

Amor de Mãe

A Turma toda reunida

Pensamentos distintos - O desastre anunciado

Posso entrar?
Minha Opinião:

Quando vi a nota dos críticos com relação a este filme, de cara julguei ser uma puxação de saco para a Regina Casé. Mas quando vi o filme, tive de rever minha opinião. Não é possível não se apaixonar pela interpretação perfeita de Regina, e todos seus companheiros de cena sentiram a responsabilidade da proposta do filme de Muylaert, e se entregaram de corpo e alma. O resultado: um dos melhores filmes do cinema nacional dos últimos anos. É tenso, pois a cada momento você espera que o mundo de Val desmorone por conta das atitudes da filha. Mas não tem como condenar Jéssica, por que ela é o que se espera que todos sejamos: autênticos. Assista ao filme! Eu recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário