quarta-feira, 21 de junho de 2017

Filme: Boyhood - Da Infância à Juventude

O diretor Richard Linklater conta a história de um garoto dos 6 aos 18 anos, ao longo de 12 anos da vida do rapaz.



Título Original: Boyhood
Lançamento: 11 de Julho de 2014 / 30 de Outubro de 2014 no Brasil
Duração: 2 horas e 45 minutos
Produção: Richard Linklater, Cathleen Sutherland, Jonathan Sehring e John Sloss
Produtoras: IFC Productions, Detour Filmproduction, Cinetic Media
Distribuição: IFC Films (US), Universal Pictures (International)
Roteiro: Richard Linklater
Direção: Richard Linklater
Elenco: Patricia Arquette, Ellar Coltrane, Lorelei Linklater, Ethan Hawke
Nacionalidade: EUA
Gênero: Drama
Orçamento: US$ 4 milhões
Bilheteria: US$ 44,5 milhões (Fevereiro de 2017)
Nota: 9.0
Idade Recomendada: Não recomendado para menores de 12 anos

O diretor Richard Linklater
O filme conta a história de um casal de pais divorciados (Ethan Hawke e Patricia Arquette) que tenta criar seu filho Mason (Ellar Coltrane). A narrativa percorre a vida do menino durante um período de doze anos, da infância à juventude, e analisa sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo.

Falar de tempo com o diretor Richard Linklater é a mesma coisa de falar com um especialista. Suas obras sempre estão relacionadas com o tema, citando filmes como "Jovens, Loucos e Rebeldes (1993)", mostrando a transição de um grupo de alunos do ensino fundamental para o ensino médio, "SubUrbia (1996)" onde o rito de passagem era da juventude para a vida adulta, "Tape (2001)" onde os personagens revisitavam suas vidas no colegial e a trilogia "Antes do Amanhecer (1995)", "Antes do Entardecer (2004)" e "Antes da Meia-Noite (2013)", onde o cineasta percorreu duas décadas dos personagens em momentos distintos de seu relacionamento. Agora, pensar que ele faria uma filme acompanhando o desenvolvimento em tempo real de uma família, aí ninguém esperava. Levou 12 anos até que Linklater levou às telas seu projeto ousado (e arriscado).

O filme é centrado no jovem Mason (Ellar Coltrane) de 6 anos de idade, acompanhado pela sua irmã mais velha, Samantha (Lorelei Linklater) e sua mãe Olívia(Patricia Arquete), que cria seus filhos sozinha. Olívia se prepara para mudar de cidade quando seu ex-marido retorna de uma temporada no Alasca, decidido a conviver mais com os filhos. O filme segue dai até que o rapaz faz 18 anos.

As gravações tomaram apenas 45 dias, de maio de 2002 a agosto de 2013. Havia uma reunião anual para discutir o roteiro e as filmagens duravam entre três a quatro dias para se filmar 15 minutos de película sobre cada ano da vida do protagonista. Embora um monte de problemas poderia acontecer, como a morte de algum dos atores ou até mesmo do diretor, ou até o desânimo de algum deles, como quase aconteceu com Lorelei, que chegou a pedir que seu personagem morresse, o entusiasmo de concluir o projeto foi mais forte e o resultado foi um trabalho que transformou a todos que participaram de sua criação.

















Minha opinião: Tá! É um filme legal, divertido, mas é igual ao Big Brother, ou seja, mostra a vida de uma criança até que ela atinja a maturidade. Uma vida normal, passando por problemas normais. Poderia ser a minha vida, ou a sua. Mas mesmo assim, como o Big Brother, que mostra a mesma coisa que acontece em nossas vidas e por vezes achamos interessante, o filme também é. Não tem suspense, não tem grandes aventuras, não tem grandes lições. É só a vida, como ela é! Vale a pena assistir? Prá mim valeu! Foi bom, mas e se não tivesse assistido? Não faria falta! Valeu pela iniciativa e determinação do diretor! Nota 7.0

Assista ao trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário