É sabido que nosso planeta sofreu diversos tipos de mudanças climáticas ao longo de sua existência. Sabemos que estas mudanças tiveram diversas causas naturais, que provocaram secas, inundações, gelo, degelo, desertificação, mudanças nas estações, etc. Também é sabido que as atuais mudanças no clima tem como causa, principalmente a intervenção humana. No entanto, nem toda mudança causada pelo aquecimento global é ruim para algumas populações.
Um exemplo claro é a Groenlândia. Estava lendo uma pequena reportagem na revista Veja, edição 2407 de 7 de janeiro de 2015, e tomei conhecimento de que a ilha que pertence à Dinamarca (desde o século 18), na época de Eric, o Viking (Sim! Ele existiu mesmo), quando foi colonizada por ele após ter sido banido da Islândia, era assim chamada porque na língua escandinava, Groenlândia quer dizer "Terra Verde". Naquela época, o clima na ilha era muito mais ameno e sua exploração começou a entrar em declínio apenas no século XIV, quando o clima esfriou por causas naturais.
Agora, quase 600 anos depois, o aquecimento global está proporcionando a multiplicação do gado e da área verde, que permanece assim por mais tempo, permitindo o cultivo de batatas, brócolis, morangos e repolhos. Até os atuns estão voltando, e os pescadores agradecem.
A Groenlândia possui atualmente cerca de 57.000 habitantes e, com as áreas livres do gelo, novos campos de exploração, seja agrícola ou da criação de gado, ou seja de minerais que antes estavam protegidos por causa da capa de gelo. Acredita-se que que boa parte das reservas de petróleo ainda não exploradas estejam no Ártico, no qual se situa boa parte do território da Groenlândia. A mineração de carvão, ouro, ferro e diamante poderá se tornar a principal fonte de renda da ilha.
Outro benefício do degelo, é a criação de uma nova rota para navios entre os oceanos Atlântico e Pacífico, reduzindo em quase dois terços a distância para a travessia, reduzindo o consumo de combustível.
A pesca também se tornou mais abundante com o aumento da temperatura da água, permitindo maior multiplicação e o aumento do tamanho dos peixes, como o atum e o bacalhau.
A área verde está aumentando na Groenlândia ao longo dos últimos anos |
Evolução do degelo na Groenlândia: a área derretida equivale a um terço da superfície da França |
Nenhum comentário:
Postar um comentário