quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Especial de Cinema - O PEQUENO PRÍNCIPE

Animação e stop motion na obra clássica de Saint-Exupéry, feita para a criançada de todas as idades.

Lançamento: 29 de julho de 2015 (França) / 20 de agosto de 2015 (Brasil)
Duração: 1 hora e 47 minutos
Realização: Mark Osborne
Elenco Original (Dublagem): André Dussolier, Florence Foresti, Marion Cotillard, Vincent Cassel, Guillaume Gallienne, Laurent Lafitte, Vincent Lindon, Andrea Santamaria e Clara Pointcaré
Nacionalidade: França
Gênero: Fantasia
Orçamento: 77,5 milhões de Euros
Bilheteria: Mais de US$ 67,6 milhões (Até o momento)
Nota: 8,0

Escrito um ano antes de sua morte na Segunda Guerra Mundial, pelo autor e aviador francês Antoine de Saint-Exupery (1900-1944), "O Pequeno Príncipe" é uma leitura obrigatória para todas as crianças, sendo o terceiro livro mais vendido no mundo.
Na trama, uma garota acaba de se mudar com a mãe, uma controladora obsessiva que deseja definir antecipadamente todos os passos da filha para que ela seja aprovada em uma escola conceituada. Entretanto, um acidente provocado por seu vizinho faz com que a hélice de um avião abra um enorme buraco em sua casa. Curiosa em saber como o objeto parou ali, ela decide investigar. Logo conhece e se torna amiga de seu novo vizinho, um senhor que lhe conta a história de um pequeno príncipe que vive em um asteróide com sua rosa e, um dia, encontrou um aviador perdido no deserto em plena Terra.
O diretor Mark Osborne
O detalhe desta bela animação está em como ela é conduzida. Toda vez que o filme contava  uma parte do romance, era utilizado o stop-motion. Quando passava para a narrativa, ai entrava em ação a animação digital. Engana-se quem pensa que assistir a este filme é o mesmo que vivenciar o romance de Saint-Exupéry. São utilizados elementos do mesmo numa narrativa original sobre uma menina que está lidando com sua mãe, que insiste em que ela se torne uma adulta antes do tempo.
A mãe da menina lhe impõe um plano de estudo inumano, a fim de realizar seus sonhos vendo a filha entrar em uma escola de renome. No entanto, a menina se distrai ao conhecer seu vizinho e a história por ele contada, sobre um estranho príncipe que vive em um pequeno asteroide e se apaixona por sua rosa. O vizinho, o aviador da história, fica doente e é internado. A menina então entra no quintal e voa em seu avião tentando encontrar o asteroide do Pequeno Príncipe. Contar o que vem a seguir, seria o mesmo que estragar o prazer de se ver esta bela animação.



O Príncipe e a Raposa - Amizade

Cartaz Promocional

Contando Histórias

A Descoberta

O início de uma bela amizade

Pose para a foto

Procurando o asteróide

Minha Opinião:

Devo estar ficando velho e emocional demais. Mas se é para falar minha opinião, que ela seja sincera. Gostei! Muito! Recomendo! A animação nos dá uma lição de amor ao próximo e de como estamos vivendo em um mundo que nos força a crescer rápido demais, sem parar para aproveitar, saborear, os momentos pelos quais passamos. Vemos crianças brincando com celulares, videogames violentos, computadores e outros Gadgets eletrônicos, ao invés de brincar com a imaginação de forma simples e prazerosa. Uma pena que estamos pulando etapas em nossas vidas. Mas, assista ao filme, e cresça um pouco mais lentamente, mesmo se já tiver idade suficiente para esquecer de quando era criança. Essa é a sacada do filme: "Nunca se esqueça!". Os críticos deram nota 8,0, mas eu vou um pouquinho mais além: 9,0.

Assista ao trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário