sexta-feira, 15 de maio de 2015

Meio Ambiente: Mudanças Radicais

Que o planeta passa por mudanças causadas pelo aquecimento, já sabemos, é fato. Que a maior responsabilidade pelas alterações climáticas é o Homem, também é fato incontestável.
Desde a revolução industrial, a quantidade de COaumentou em mais de 180 vezes. E é esse fato que aumentou a temperatura na Terra em 0,8 graus, o suficiente para causar eventos extremos, como secas e tempestades, como a falta de chuvas e o calor intenso no início de Janeiro no sudeste brasileiro. Ainda é cedo para dizer. Os cientistas precisam de dados para concluir alguma coisa, e para isso, os fenômenos têm de ser observados ao longo dos anos, ou então, tudo passará por anomalia provocada por algum fenômeno ainda desconhecido. Mas, se o aquecimento global estiver na origem destes fenômenos, podemos esperar que tempos difíceis ainda virão nas próximas décadas.

Secas nunca vistas por quem nasceu antes de 1978
O queé pior? A falta de água ou as enchentes que destroem o patrimônio de uma vida?
O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) afirma que, mesmo que se consiga cortar as emissões de CO2  até 2100, substituindo a queima de combustíveis fósseis por fontes renováveis, a tendência é uma elevação de 2 graus na temperatura do planeta, podendo chegar a 4 graus. Áreas semi-áridas se tornariam desertos, florestas desapareceriam e cidades como São Paulo não teriam água para a população.
A situação é irreversível a curto prazo, portanto, medidas devem ser tomadas para evitar desastres ambientais. Cidades que sofrem enchentes tem de se adaptar criando estratégias de escoamento rápido das águas das chuvas. Onde existe a possibilidade de seca, economia de água com punições para quem exceder o consumo tolerável. 

Enchentes também no Reino Unido

A longo prazo é possível retardar o aquecimento e balancear o clima. Para isso, governo e cidadão devem trabalhar juntos. O governo precisa estabelecer medidas que reduzam a emissão de gases do efeito estufa e o cidadão, têm de adotar hábitos sustentáveis, como reciclar o próprio lixo e não desperdiçar água.



Nenhum comentário:

Postar um comentário