segunda-feira, 18 de maio de 2015

Messenger - O Fim

Olá pessoal!
Hoje venho fazer uma homenagem especial à sonda Orbital Messenger, que concluiu a pouco, uma missão de quatro anos em órbita do planeta mais próximo do Sol: Mercúrio.

Ilustração da sonda chegando à Mercúrio
A sonda praticamente "reescreveu" tudo o que se sabia a respeito do planeta até hoje. Está, inclusive, ajudando os cientistas a entenderem a formação e a evolução interna do Sistema Solar. Os astrônomos, agora têm mais de 10 terabytes de dados para mantê-los ocupados desvendando os mistérios de Mercúrio por muitos e muitos anos.

Imagens como esta, mostram as variações químicas e minerais no planeta: áreas com tom marrom-claro são planícies formadas por lava, e regiões azuis mostram material que reflete um pouco de luz.

O que aprendemos sobre Mercúrio:
  • Mercúrio possui um pequeno campo magnético, que não está centrado no planeta, mas deslocado em direção de seu pólo norte. Teóricos ainda precisam explicar o motivo.
  • Os dados da Messenger mostram que áreas formadas por fluxos de lava secos e que, de fato, material vulcânico cobre a maior parte da superfície do planeta.
  • A Messenger revelou enigmáticas manchas brilhantes na superfície, planas e rasas. Cientistas as apelidaram "hollows", vazios ou depressões, que parecem ser exclusivos do planeta. O melhor palpite dos especialistas  é que estas manchas se formam quando material volátil da superfície é perdido para o espaço, talvez através da interação com o vento solar das partículas ejetadas pelo Sol.
Números: a sonda orbitou o planeta por exatos 1.504 dias terrestres, completando 4.105 órbitas em torno do planeta. Enviou um total de 258.095 fotos do planeta e percorreu 14 bilhões de Quilômetros.

Linha de tempo: 
  • Julho de 1999: NASA aprova a missão da Messenger
  • 3 de Agosto de 2004: Lançamento da Messenger
  • Outubro de 2006: Primeiro sobrevoo de Mercúrio
  • Março de 2011: Nave espacial entra na órbita de Mercúrio
  • Abril de 2015: Término da missão com o choque da sonda na superfície do planeta
Imagem feita pela sonda Messenger da superfície de Mercúrio revela crateras e escarpas que se estendem durante quilômetros

Estes buracos são bastante recentes, se comparados com o restante da superfície de Mercúrio e marcam lugares onde partes da superfície foi 'arranhada' por fenômenos atmosféricos poderosos

As imagens revelam as profundezas de crateras, com gelo em sua superfície, apesar de o planeta estar tão próximo do Sol. Sombras permanentes nas crateras de Mercúrio permitem que o gelo 'sobreviva' nas superfície

Nenhum comentário:

Postar um comentário