domingo, 4 de outubro de 2015

Christopher Lee - O adeus ao Monstro

Quase 300 filmes em 70 anos de carreira. Morreu aos 93 anos de idade, em Londres, Reino Unido, aquele que ficou famoso encarnando Drácula nos cinemas.

Nome: Christopher Frank Carandini Lee
Nascimento: 27 de Maio de 1922, em Londres, no Reino Unido
Falecimento: 7 de Junho de 2015, Hospital Chelsea e Westminster, em Londres, no Reino Unido.
Altura: 1,96 metros

O Monstro: Christopher Lee
Quase trezentos filmes, especiais de TV, narração de documentários, videogames etc. Currículo incontestável, de um homem com a voz inconfundível e ainda cantor. No começo, foi considerado alto demais para ser ator, mas acabou sendo a mais famosa encarnação do vampiro Drácula nos cinemas. Gostava de atuar como o vilão, mas sempre demonstrava que vilão também é ser humano (ou não).
Nascido em 27 de maio de 1922, na comunidade de Belgravia, subúrbio londrino, fez escola militar influenciado pelo pai. Com sua morte, conseguiu bolsa de estudos no Wellington College, onde estudou literatura clássica, Grego antigo e Latim. Ali, começou a atuar em peças da escola, mas seu primeiro grande sucesso só veio em 1958, com o filme "O Vampiro da Noite", de Terrence Fisher.

O Vampiro da Noite (1958) de Terrence Fisher

Na Segunda Guerra Mundial, alistou-se na Força Aérea Britânica, mas um acidente durante o treinamento o afastou dos céus. Foi trabalhar na inteligência da RAF (Real Força Aérea), onde participou da tomada de Monte Casino. Aproveitando que estava na Itália, visitou o Monte Vesúvio, que entrou em erupção três dias depois de sua visita. Fez alguns trabalhos de investigação para captura de criminosos de guerra, mas nunca gostou de comentar este período de sua vida.
A partir de então, e graças a alguns conselhos de seu primo italiano, Nicolo Caradini, resolveu bater na porta da Rank Filmes, importante grupo cinematográfico britânico.
Apesar de ter apenas uma fala, "Escravo do Passado" de 1947, foi sua entrada no cinema, e uma parceria com o diretor Terrence Young, que se repetiu em mais seis produções. Mas foi graças a outro Terrence, o Fisher, que ele se eternizou nos filmes de terror (12 ao todo). Também participou de várias produções para a TV. Também contracenou com Roger Moore em "007 Contra o Homem da Pistola de Ouro" de 1974.

Terrence Fisher: (23/02/1904 a 18/06/1980)
Terrence Young: (20/06/1915 a 07/09/1994)
O Homem da Pistola de Ouro
Com o final do contrato na Rank, Christopher se mudou para a Hammer e como os filmes de terror estavam fazendo muito sucesso na década de 60, principalmente nos EUA, ele fez cerca de 11 filmes do gênero, mas se engana quem acredita que ele começou como Drácula. Seu primeiro filme de terror foi "A Maldição de Frankenstein" em 1957, com seu antigo colega da Rank, Peter Cushing, que o acompanhou em outros filmes, como o clássico "O Cão dos Baskervilles" em 1959, também dirigido por Fisher. Como Drácula ele fez mais de dez filmes dentro e fora da Inglaterra, além de outros monstros ou figuras sinistras como o lorde Summerisle de "O Homem de Palha" de 1973.


A Maldição de Frankenstein de 1957

O Cão dos Baskervilles de 1959

O Homem de Palha de 1973
Todos esses trabalhos marcaram sua carreira, mas cansado de ser o monstro, foi para os Estados Unidos onde teve a oportunidade de trabalhar com vários diretores de sucesso, como Spielberg (1941), Joe Dante (Gremlins 2), Tim Burton (A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, Sombras da Noite e A Fantástica Fábrica de Chocolate),  Martin Scorcese (A Invenção de Hugo Cabret), Geoge Lucas (a nova Trilogia Star Wars) e Peter Jackson (Na Trilogia do Senhor dos Anéis e Hobbit).
Em 2009, ganhou o título de Cavaleiro Real e também era ligado à PETA, organização que luta pelos direitos dos animais. Foi casado com a ex-atriz e modelo dinamarquesa Gitte Lee, com quem tinha uma filha chamada Christina Erika Lee.
Cavaleiro Real
A Família Lee

A única certeza que fica é que era um grande ator. Vai se o homem, fica a lenda!

Para acompanhar seus melhores trabalhos como Drácula, procure assistir a estes filmes:

O Vampiro da Noite (1958)
Drácula - O Príncipe das Trevas (1966)
Drácula - O Perfil do Diabo (1968)
O sangue de Drácula (1970)
Conde Drácula (1970)
Drácula no Mundo da Minissaia (1972)
Os Ritos Satânico de Drácula (1973)



Um abraço, vai com Deus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário